JASMETRO Soluções em Metrologia e Qualidade

Jasmetro

Consultoria na aplicação da norma NBR ISO/IEC 17025

A JAS-METRO conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados na implantação, integração de sistemas normativos e treinamentos para auxiliar nossos clientes na busca da excelência em seu ramo de atividade com o objetivo de solidez, competitividade e redução de custos.

Orientamos nossos clientes para a tomada de decisão para iniciar e concluir o projeto de implantação para o processo de Acreditação junto ao INMETRO.

Em nossas consultorias, o cliente terá desde o primeiro dia de trabalho:

  • Visitas presenciais exclusivas com atenção focada nas instalações do cliente ou a distância (opções de TI);
  • Atendimento do consultor responsável pelo projeto de implantação das etapas;
  • Treinamentos de suporte à gestão metrológica;
  • Desenvolvimento e acompanhamento das tarefas de implementação conforme cronograma de atividades;
  • Acompanhamento nas auditorias internas e externas (opcional).
Metrologia

Competência

Nossos consultores possuem experiência para a acreditação de laboratórios na norma NBR ISO/IEC 17025: 2017:

Áreas de atuação

RBC (Rede Brasileira de Laboratórios de Calibração)

RBLE (Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios)

Amostragem para ensaios de águas, efluentes, solos e sedimentos 

Áreas específicas e tecnológicas

Foco em nosso cliente

Projeto

Abrange desde a concepção até o detalhamento do projeto de implantação.

Assessoria

Serviço desenvolvido por um consultor especializado no assunto, para apoiar o cliente no desenvolvimento de uma solução.

Implementação

Serviço que consiste em implementar um projeto seguindo um plano aprovado, com a aplicação das técnicas de gerenciamento de projetos.

Treinamento

Capacitação dos colaboradores nos novos conceitos e procedimentos especificados no projeto de implementação.

Referencial para o desempenho do laboratório

A acreditação beneficia os laboratórios ao permiti-los determinar se estão realizando seu trabalho corretamente e de acordo com as normas adequadas, além de oferecer um referencial para manter a competência. Muitos desses laboratórios funcionam isolados de seus pares e, raramente, recebem alguma avaliação técnica independente como medida de seu desempenho. A avaliação regular por um organismo de acreditação verifica todos os aspectos da operação de uma instalação relacionados com a produção regular de dados exatos e confiáveis. Áreas de melhoria são identificadas e discutidas, fornecendo-se um relatório detalhado ao final de cada visita. Quando necessário, o organismo de acreditação monitora ações de acompanhamento para que a instalação fique certa que tomou a ação corretiva adequada.

Além de serviços comerciais de ensaio e calibração, as fábricas podem usar a acreditação de laboratórios para assegurar a realização correta dos ensaios de seus produtos por seus próprios laboratórios.

A acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade.

Acreditação é o reconhecimento formal por um organismo de acreditação, de que um Organismo de Avaliação da Conformidade – OAC (laboratório, organismo de certificação ou organismo de inspeção) atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança.

Um sistema concebido para acreditar serviços de avaliação da conformidade dos OACs deve transmitir confiança para o comprador e para a autoridade regulamentadora. Tal sistema deve facilitar o comércio através das fronteiras, como buscam as organizações e autoridades em comércio.

A acreditação realizada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) é de caráter voluntário e representa o reconhecimento formal da competência de um laboratório ou organismo para desenvolver as tarefas de avaliação da conformidade, segundo requisitos estabelecidos.

Os critérios são baseados nas normas internacionais NBR ISO/IEC 17025: 2017, que são usadas para avaliar laboratórios em todo mundo. Os organismos de acreditação de laboratórios usam essas normas especificamente para avaliar fatores pertinentes à competência técnica do laboratório, incluindo:

  1. Competência técnica do pessoal;

  2. Validade e adequação dos métodos de calibração e ensaio;

  3. Rastreabilidade de medições e calibrações a normas nacionais;

  4. Adequação, calibração e manutenção dos equipamentos de ensaio;

  5. Ambiente de calibração e ensaio;

  6. Amostragem (quando aplicável), manuseio e transporte de itens de ensaio;

  7. Garantia da qualidade de dados de ensaios e calibrações.

Por este processo, a acreditação de laboratórios visa garantir ao seus clientes que os dados de ensaios ou calibrações de seu laboratório são precisos e confiáveis.