BPL - Boas Práticas de Laboratório impulsionam seu negócio

As Boas Práticas de Laboratório (BPL) são um conjunto de ações com o objetivo de proporcionar a diminuição dos riscos do ambiente laboratorial. Estas medidas são constituídas por atividades organizacionais do ambiente de trabalho e por procedimentos básicos como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs), limpeza e higienização do ambiente laboratorial entre outras.

Em mais um treinamento realizado pela JASMETRO, foram abordadas as boas práticas de laboratório para impulsionar o laboratório em diversas frentes das atividades do laboratório e que podemos destacar os seguintes benefícios:

  1. Direcionar o laboratório para ser referência em ensaios e soluções;
  2. Avaliar os requisitos de acordo com a adequação dos processos durante o planejamento, implementação e desenvolvimento de um SGQ;
  3. Melhoria do fluxo de informações Laboratoriais (clientes e fornecedores);
  4. Confiabilidade nos resultados de ensaio de acordo com as normas vigentes;
  5. Desenvolver projetos de melhorias no processo de garantia da validade dos resultados;
  6. Coordenar ações de adequação dos sistemas de gestão da qualidade para atender requisitos;
  7. Adequar suas tarefas administrativas e/ou técnicas nas exigências normativas;
  8. Aumentar a eficiência dos processos de acordo com a nova abordagem;
  9. Alinhar a organização nos conceitos de gerenciamento de riscos e oportunidades;
  10. Normas de apoio à implantação de BPL e nova norma NBR ISO/IEC 17025: 2017;
  11. Outros itens são de caráter são confidenciais.

O programa foram abordados nos aspectos conforme a necessidade:

  • Rastreabilidade metrológica
  • Fornecedores
  • Calibração de equipamentos por laboratórios externos
  • Diretor de estudo e Pesquisador Principal
  • Organização e ao Pessoal da Instalação de Teste
  • Responsabilidades do Pessoal do Estudo
  • Instalações
  • Equipamentos, Materiais e Reagentes
  • Sistemas-Teste
  • Substâncias-Teste e Substâncias de Referência
  • Procedimentos Operacionais Padrão
  • Execução dos Estudos
  • Armazenamento e Retenção de Registros e Materiais
  • Programa de garantia da qualidade
  • Responsabilidades do Pessoal da Garantia da Qualidade
  • Mapeamento de processos

A pesquisa de satisfação obteve vários pontos positivos e destacamos apenas 3 deles:

  • Dinamismo, conhecimento técnico e clareza.
  • Interação dinâmica entre todos. Dinâmicas didáticas e visuais.
  • Superou minhas expectativas quanto a aplicação do treinamento.

 

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